A deteção precoce de uma praga de pulgas em casa é a chave para facilitar o seu controlo. Para isso, terá que estar muito atento ao comportamento dos animais de estimação em casa. Se se coçarem com frequência nas patas, nas parte traseira ou na barriga, provavelmente têm pulgas. Nesse caso, é essencial examinar os animais quanto a qualquer vestígio destes parasitas.
Geralmente é difícil ver pulgas no corpo do animal, pois elas se escondem muito rapidamente entre o pêlo, mas podem ser observadas marcas da sua presença, através das manchas vermelhas que deixam as picadas na pele ou das fezes de sangue. As fezes são encontradas na pele do animal infetado, especialmente na pele do pescoço e na base da cauda, e são parecidas com pequenas bolas ou cápsulas escuras semelhantes a grãos de pimenta.
Também é útil examinar todas as áreas frequentadas pelos animais de estimação (tapetes, camas ou cobertores onde dormem e, em geral, qualquer superfície onde geralmente passam ou descansam) em busca de ovos, larvas ou indivíduos adultos. As pulgas podem passar de animais de estimação para as pessoas, portanto, outra pista para a sua presença são as marcas de picadas na pele, especialmente ao levantar-se pela manhã, caracterizada por uma marca avermelhada que produz muita comichão.